Bernardo Léo Wajchenberg

Dr. Bernardo Leo Wajchenberg foi professor titular da disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Universidade de São Paulo, ex presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes. Publicou mais de 250 artigos, dos quais 27 em periódicos da The Endocrine Society: começou em 1963 no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism , depois em Metabolism, Journal of Applied Physiology, and Diabetic Medicine; em abril de 2007, o artigo β-cell failure in diabetes and preservation by clinical treatment em Endocrine Reviews publicado aos 80 anos de idade teve nada menos que 595 citações.

Teve como colaboradores inúmeros colegas brasileiros de renome internacional além de celebridades como como Andrew Schally, Jerome Conn, Steve Fajans, Leslie DeGroot, Marvin Kirschner e Gerry Reaven. George Chrousos e Alan Shuldiner.
Esse resumo parece bom para descrever um cientista de renome, mas nem de longe descreve o que foi o professor: sua curiosidade científica que impulsionava um ritmo de trabalho alucinante e a vontade de aprender de um adolescente curioso o descrevem melhor do que as métricas citadas e são para os que privaram de seu trabalho uma fonte de inspiração inestimável.

Escrito por Marcia Nery